Entre os principais equipamentos que são essenciais para montar um ateliê de costura, a gente tem as máquinas de costura. Assim, cada uma delas pode ter funções diferentes e importantes na hora de criar uma peça nova ou fazer alterações em peças já criadas.
Ah, e mesmo que você já saiba disso, vamos contextualizar essa introdução falando sobre o que é uma máquina de costura: é um mecanismo que move uma agulha na qual a ponta está enfiada em uma linha que em cada movimento passa pelo tecido.
Ou seja, é uma opção interessante para quem vai montar o ateliê de costura – ou você acha que vai dar para ficar costurando na mão o tempo todo?
1 – A máquina de costura interlock
Atualmente, a máquina de costura interlock pode ser industrial ou semi-industrial. Ambas opções possuem duas agulhas e usam 4 fios. Para quem ainda não entende muito bem disso, considere que ela é ótima para costuras pesadas, que precisam de estrutura para serem fixadas, garantindo segurança à costureira.
2 – A máquina de costura pespontadeira
Essa outra máquina de costura que vai ser essencial para o seu ateliê de costura possui duas agulhas e serve, especialmente, para a realização do pesponto em tecidos pesados. O pesponto é um tipo de acabamento externo da costura, que possui pontos mais largos.
3 – A máquina de costura reta industrial
A nossa 3ª dica de máquina de costura essencial para quem vai montar o próprio negócio na costura é a reta indústria que, por sinal, é uma das mais conhecidas. Ela é usada para costurar tecidos planos e que não tenha elasticidade – e não serve para malhas, por exemplo.
4 – A máquina de costuram overlock industrial
Esse é um tipo de máquina de costura muito usada em todo segmento da costura. Isso porque ela serve para os mais diversos serviços. Por exemplo, você pode usá-la para fazer o fechamento de camisetas, para as roupas infantis, entre outras peças.
Uma curiosidade desse tipo de máquina é que ela faz dois trabalhos simultâneos. O primeiro é focado na costura e o outro é o chuleio, que nada mais é do que o acabamento das bordas para que elas não desfiam. E ainda que não seja vista como máquina essencial na hora de montar um ateliê de costura, ela faz toda diferença.
5 – A máquina de costura galoneira semi-industrial
Já esse último tipo de máquina de costura que trouxemos aqui é muito indicado para montar um ateliê de costura porque ela é usada para fazer os trabalhos finais da costura, como é o caso das bainhas, dos colaretes, das golas, das barras, da aplicação de viés, dos rebatimentos elásticos, etc. E serve para tecidos médios e leves.
Outros equipamentos da área da produção
Além das máquinas de costura, vamos considerar ainda como equipamentos importantes na criação e na produção. Logo, serão essenciais ao se montar um ateliê de costura.
Entre eles os organizadores de aviamentos, os alinhadores, os manequins e até mesmo armários ou locais para organizar todos os acessórios. E não se esqueça da máquina de corte, hein.
Enquanto isso, na área de armazenamento e estoque é preciso se lembrar dos armários, estantes e organizadores. Também tem a parte da recepção e do atendimento, que exige todo aparato focado no cliente, como balcão, cadeiras, araras, provadores, mesas, espelhos.
Afinal, ninguém vai querer montar um ateliê de costura pela metade, né? É preciso ter acessibilidade para todos.
Gostaria de comessar costura mas nao sei por onde comessar
Achei otimo